Os sensores Inline da série GLAST encontram a sua utilização, essencialmente, onde devem ser controladas as superfícies altamente refletoras (p.ex. chapas em aço inox, chapas em alumínio, superfícies envernizadas, películas em plástico), assim como objetos transparentes (películas, placas de vidro, placas de plexiglas).

Sendo apresentada uma grelhas de linha, com ajuda de um objeto a ser inspecionado, que atua, mais ou menos, como um espelho ótimo, sobre um objetivo de projeção num detector de linhas. Em contra partida, os objetos transparentes são posicionados na proximidade da grelha de linhas, que por sua vez é novamente apresentada, através de um objetivo de projeção. Em ambos os casos, é a qualidade do objeto que decide sobre a qualidade do sinal de vídeo no detector de linhas.

Durante o processo de luz refletida, se trabalha na vertical a um ângulo, de respectivamente 30° (ou 45°), dos eixos ópticos da ramificação do emissor e receptor, ao passo que no processo de luz transmitida, o objeto, a ser verificado, se encontra na vertical em relação ao eixo óptico da disposição do receptor/emissor. A distância do receptor/emissor é, em ambos os casos, de aprox. 135mm.

Existem respectivamente três grelhas de linha à disposição (0,5mm/0,5mm; 1,0mm/1,0mm, assim como, 2,0mm/2,0mm).

Exibindo um único resultado