Os sensores fotoelétricos tipo quadro da série FLB são usados em todos os lugares, onde tenham de ser detetadas peças de menores dimensões, sem guia.
Devido à filtragem ótica e ao modo de operação parcialmente modulado, os sensores fotoelétricos tipo quadro da série FLB são extremamente insensíveis à luz exterior. Deste modo, podem ser detetadas peças a partir de um tamanho de 0,2 mm. Um dispositivo de proteção contra impactos (chapa de proteção de alumínio e amortecedores borracha-metal) protege a ótica do sensor fotoelétrico tipo quadro contra peças impactantes.
Devido ao tipo de construção compacta e à unidade de controle separada (no FLB-FR3), este modelo de sensor fotoelétrico tipo quadro está indicado para, por ex., controle de ejeção na ferramenta de puncionamento.
Alta sensibilidade mediante captação progressiva de limiar:
O efeito da sujidade é compensado mediante captação dinâmica do limiar de comutação com base no monitoramento contínuo do valor máximo no receptor. Um aumento de sujidade não causa, por isso, nenhuma alteração de sensibilidade.
Princípio de funcionamento:
Os componentes optoeletrônicos da unidade transmissora e receptora estão dispostos de maneira diametralmente oposta no quadro (ou nas pernas da forquilha ou da construção bipartida). Tanto a unidade transmissora como a unidade receptora são concebidas a partir de um certo número de diodos transmissores de infravermelhos ou fototransistores; eles formam uma cortina de luz homogênea entre a unidade transmissora e a unidade receptora. Quando um objeto de medição atravessa agora a cortina de luz, uma parte da faixa de luz é obscurecida, pelo que chega menos luz infravermelha à unidade receptora. O sinal gerado pelos fototransistores é atenuado e diferenciado na razão proporcional à quantidade de luz incidente. O sinal diferenciado é, deste modo, conduzido para uma unidade comparadora do prolongamento de impulsos.
Parametrizável em ambiente Windows ® (com FLB CON8):
Os sensores fotoelétricos tipo quadro FLB-F, FLB H e FLB-V da série FLB podem ser conectadas à eletrónica de controlo FLB-CON8. A eletrônica de controle assegura um fornecimento de energia estável para cada transmissor / receptor da série FLB. Com a ajuda da eletrônica de controle, o sinal analógico do receptor também é amplificado e processado de maneira adequada. Um micro-controlador assegura a conversão analógica / digital de 12 Bits do sinal analógico, através da qual a onda pode ser registada e analisada no sensor. Além disso, a eletrônica de controle fornece várias opções para regulação inteligente da energia de transmissão (compensação devido a sujidade) no sensor.
Opcionalmente, entre o PC e a eletrônica de controle podem ser trocados parâmetros e valores de medição via RS232 ou Ethernet. Através da interface, os vários parâmetros podem ser guardados na EEPROM não volátil da eletrónica de controlo.
O software Windows para PC, FLB TLB CON8-Scope, facilita a parametrização, o diagnóstico e a configuração do sistema de sensores (função de osciloscópio). Além disso, o software possui a função de gravador de dados, o que permite que os dados sejam gravados e armazenados automaticamente no disco rígido do PC. Se for necessária uma atualização do Firmware, isso pode ser facilmente realizado via RS232, mesmo com o sistema de sensores montado.
As barreiras de luz em formato de quadro da série FLB são usadas para a medição das menores peças não guiadas.
As barreiras de luz em formato de quadro da série FLB são extremamente insensíveis à luz externa devido à filtragem óptica e à operação parcialmente modulada. Ainda assim, garantem a medição segura de peças com tamanhos a partir de apenas 0,2 mm. Um dispositivo de proteção contra impactos (placas de aleta de alumínio e amortecedores de vibração de borracha-metal) protege a unidade óptica da barreira de luz em formato de quadro contra peças impactantes.
Com seu design compacto e com a unidade de controle remoto (no caso da FLB-FR3), este tipo de barreira de luz em formato de quadro é excelente para monitoramento de ejeção em uma matriz de estampagem, por exemplo.
Exibindo um único resultado